terça-feira, 29 de setembro de 2009

Olimpíadas no Brasil? Antes o respeito!

No último sábado, às 19h30, a ESPN Brasil apresentou o especial ‘Atletas do Futuro’.
O programa, com uma hora de duração, trouxe as histórias de sucesso e a decadência do único Centro de Excelência de Esportes do país, o antigo Projeto Futuro do Ibirapuera, que há mais de 25 anos trabalha com o esporte de base, preparando campeões de alto rendimento.
Um projeto que revelou estrelas como Maurren Maggi, Jadel Gregório, Thiago Camilo e Aurélio Miguel, entre outros, mas que agora vive uma grave crise administrativa.
Com a pista de atletismo do estádio Constâncio Vaz Guimarães fechada para treinamento, os atletas foram obrigados a improvisar arremessos em praças públicas - no gramado do Obelisco, por exemplo, em meio ao caótico trânsito de São Paulo.
O fã do esporte ficou sabendo por que o show do cantor Roberto Carlos é mais importante que a preparação dos ‘Atletas do Futuro’.
Na semana em que RC fez uma série de shows no ginásio do Ibirapuera, o maior tatame da América Latina foi desmontado para receber os convidados VIP.
Já a pista, fechada para os atletas, virou estacionamento - R$ 36,00 por carro.
O projeto é um exemplo de como uma boa ideia pode ir para o ralo da incompetência dos dirigentes. Falta tudo: dentista, fisioterapeuta, psicóloga, serviço de faxina, água para banho, respeito com os adolescentes que vivem longe dos familiares.
O programa mostrou histórias comoventes de atletas que sonham com um futuro no esporte, mas que vivem um pesadelo no Centro de Excelência. Das quatro modalidades que o Projeto Futuro cuidava, hoje sobram apenas judô e atletismo.
‘Atletas do Futuro’ é mais uma oportunidade para se conhecer a trajetória de vida daqueles que um dia poderão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos.
E mais um motivo para se refletir a candidatura do Rio/2016.
(informações coletadas no site ESPN Brasil)