segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Homenagem da Associação Jutaisô ao Mestre Hélio Grace



O paraense Hélio Gracie, considerado um dos pais do estilo brasileiro de lutar jiu-jitsu, morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro.
A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Belém-PA, Gracie desenvolveu uma técnica baseada na alavanca, proporcionando assim que lutadores mais fracos fisicamente pudessem combater adversários mais fortes em condições menos desfavoráveis.

Origem
O japonês Mitsuyo Maeda, Prof.º do Kodokan, trouxe o Judô e as técnicas de ju-jitsu para o Brasil em 1914. Ele desembarcou no Pará, onde recebeu ajuda de Gastão Gracie para se estabelecer.
Maeda ensinou a Carlos Gracie as técnicas do combate. Carlos, por sua vez, ensinou a arte a seus irmãos, quando a família já havia se mudado para o Rio de Janeiro.
Um dos irmãos, Hélio, porém, devido a problemas de saúde e ao corpo franzino, não podia praticar a lutas e apenas acompanhava as aulas.
De tanto observar, Hélio tornou-se perito na teoria e nas técnicas. Quando finalmente foi para o tatame, Hélio aprimorou a parte de solo tradicional, através do uso do dispositivo de alavanca, o que lhe dava a força extra que não possuía. Assim, criou assim o "Brazilian Jiu-Jitsu".

Nossa homenagem à mais um missionário, que atravéz das artes marciais deixou um exemplo de esforço, dedicação e disciplina.