quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Um pouco de curiosidade sobre Judô


Esse esporte, o judô, foi criado há 120 anos por Kanoo Jigoroo (1860 – 1988). Após formar-se na área de Política do Departamento de Literatura e também na área de Ciências Financeiras da Universidade Imperial de Tóquio, Kanoo ocupou sucessivamente cargos como Diretor da 5ª Escola Secundária de Kumamoto, Diretor da 1ª Escola Secundária de Tóquio, entre outros. Também foi alto funcionário do governo, tendo sido Conselheiro do Ministério da Educação e um educador. Desde pequeno foi franzino, e após ingressar no segundo grau, por ser do tipo intelectual, sofria agressões físicas dos grupos menos refinados. Para superar isso, tomou a decisão de dominar o jiu-jutsu da Era Meiji e baseando-se nos fundamentos tirados de tenshin-shin-yooryuu, kitou-ryuu e outros, criou o chamado judô, que reunia ingredientes científicos e educativos e objetiva "dominar a força bruta através da maleabilidade". Teve como meta constituir-se de três formas de educação: intelectual, moral e física, de forma equilibrada. Para tanto, abriu inicialmente em Eishooji Shitara, Tóquio, no ano 15 da Era Meiji (1882), a academia Koodookan com nove membros no primeiro ano e 3 mil no ano 30 da Era Meiji. No mesmo local instalou o Instituto Educacional Kanoo, convivendo com os aprendizes desde o despertar até o adormecer. Constituiu também em outro local uma escola particular chamada Koobunkan onde todas as aulas eram ministradas com livros originais em inglês. Centrado na política de que "judô é educação", erigiu os três seguintes métodos:
Método de luta: renovar o método didático tradicional de jiu-jutsu que é o da transmissão de pensamento, explicando cientificamente a força da gravidade, segundo rigorosas leis da dinâmica, advertindo contra golpes baseados na força que contrariem tais leis.
Método de educação física: treinar para se ter um desenvolvimento harmonioso de cada parte do corpo, evitando golpes perigosos.
Método de Desenvolvimento Moral: dar importância à postura de respeito entre os aprendizes e transmitir a relação entre os ensinamentos da Moral e o judô. Pela influência sua, que chegou a ser alto funcionário do Ministério da Educação, judô foi incluído dentro do currículo escolar, tornando-se aos poucos o centro das artes marciais do Japão. Lançou ainda no 31 Meiji (1898) a revista educativa para jovens kokushi. O objetivo desta revista foi definido como: "Após a revolução de Meiji, Japão modernizou-se rapidamente com a introdução de culturas estrangeiras. No entanto, urge ainda igualarmos com a Europa e as Américas o nível cultural, político, econômico e recursos a ponto de não nos sentirmos inferiores a eles. Para isso, é necessário investirmos na educação dos infanto-juvenis, formando o maior número possível de kokushi, ou seja, jovens capazes de conscientizar-se da situação atual e do futuro da nação, e que lutam para a concretização do ideal". Depositou sua esperança nos jovens para colocar o Japão como um país do primeiro mundo, numa época anterior à guerra sino-japonesa e russo-japonesa, em que o ocidente desprezava aquele país como sendo do terceiro mundo. Dessa foram, judô não era somente mais uma arte marcial, visava também a formação de uma elite patriota. Theodore Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos, interessou-se por uma arte em que homens de pequeno porte físico derrubam homens de avantajado porte, tornando-se um amante da arte marcial oriental judô, dedicando-se ao treinamento recebido diretamente de um judoca convidado do Japão. Uma das pessoas fortemente impressionadas por essa política foi Koosei Maeda, conhecido como Conde Koma (1878 – 1941), nascido em Hirosaki, província de Aomori. Maeda, que posteriormente tornou-se um dos três melhores do Koodokan, recebeu treinamento nessa academia e após isso realizou lutas na Europa, América e Cuba, colecionando vitórias em lutas corporais e segundo dizem, ganhando prêmios. Em 1926, decidiu-se que "A terra para o desenvolvimento do povo japonês é a Amâzonia" e dedicou-se totalmente no desbravamento da Amazônia. Consta que ensinou judô na marinha e em faculdades. Possuiu academia própria mas atualmente não há nenhum sucessor. No entanto, dizem que Hélio Gracie, fundador do estilo Gracie de jiu-jutsu aprendeu judô na academia do Maeda.Obs: Artigo publicado no Jornal S. Paulo Shinbum de 8/3/2001