domingo, 8 de junho de 2008

A influência da prática do Judô na formação atitudinal das crianças e seu reflexo no contexto escolar

Giovani Cruz
Daniel Marcon (orientador)
Universidade de Caxias do Sul

RESUMO

Este estudo teve como objetivo verificar se o judô, uma arte marcial utilizada como ferramenta de formação do indivíduo, influencia na construção atitudinal das crianças em âmbito escolar.
Para isso, foi traçado o perfil atitudinal de um grupo de 9 meninos com idades entre 10 e 12 anos, tanto nas aulas de judô que freqüentavam em horário extra-classe quanto nas aulas de Educação Física escolar.
Utilizou-se uma pauta de observação para traçar o perfil atitudinal das crianças nas aulas de judô e uma entrevista semi-estruturada com os professores de Educação Física para traçar o perfil atitudinal das crianças nas aulas de Educação Física na escola. Tanto a pauta de observação quanto a entrevista foram construídas com base nos constructos atitudinais propostos por Zaballa (1998).
Com base na coleta e análise das informações pode-se concluir que o judô possui influência na formação atitudinal das crianças, cujos valores e atitudes são incorporados em sua personalidade e levados para o contexto escolar, fazendo com que os alunos sejam mais disciplinados, respeitem as regras, os colegas e os professores, colaborando, desta forma, não apenas para sua formação motora, mas também intelectual e sócio-afetiva.

Palavras-chave: judô, perfil atitudinal e educação física.

ABSTRACT

This study had as objective to verify if judo, an martial art used as formation implement of the individual, influences in the attitudinal construction of the children in school context.
For this, was traced the attitudinal profile of a composed group for 9 boys with ages between 10 and 12 years, in the classes of judo, that they frequented in schedule extra-classroom, and in the classes school of Physical Education.
A guide of observation was used to trace the attitudinal profile of the children in the lessons of judo, and an interview half-structuralized with the teachers of Physical Education to trace the attitudinal profile of the children in the lessons of Physical Education in the school. The guide of observation and the interview was established with the construction attitudinal considered by Zaballa (1998).
Can be concluded with the collect and analysis of the information that the judo has influence in the attitudinal formation of the children, whose values and attitudes are incorporated in yours personality and passed for the school context, making the children more disciplined, respecting the rules, the colleagues and the teachers, collaborating, not only for yours motor formation, but also intellectual, social and affective.

Keys-words: judo, attitudinal profile and physical education.