segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Retrospectiva - Jutaisô

O ano de 2008, tem sido um ano muito bom para nossa Associação, que vem se firmando como um ponto de referência em nossa comunidade. Neste ano, devido as comemorações da imigração japonesa, nossa Associação teve espaço e presença em grandes eventos, como a Semana Olímpica realizada pela rede SESC, presença nos campeonatos da Federação Paulista de Judô em aliança com a ADC-Bayer, presença nos campeonatos acontecidos em Osasco em homenagem ao Sensei Yanaguimori, presença em torneios da liga, presença em festivais realizados pela Academia Runner, Festival kanayama, etc. Serviu de palco de discussões sobre temas importantes da comunidade, como os projetos sociais apresentados pela AEB e outras entidades. Realmente muitas foram as atividades, os alunos que mais se identificaram com o espaço mantém um regularidade excelente de treinos, bem como os novatos, hoje temos um quadro de faixas coloridas muito grande e isso é bom. Para o próximo ano muitos são os objetivos, como por exemplo o cadastramento de nosso espaço na Federação Paulista de Judô, um série de treinos especiais realizados na nossa unidade campestre (Acampamento e treino), divulgação da Arte do Jutaisô na comunidade, ampliação do trabalho de preparação física e saúde, aumento das parcerias com entidades da região, aumento das ações sociais, continuidade na graduação, treino específico semanal de Kata, treino aos sábados, em fim muitas coisas estão por vir. Agradeço a atenção, colaboração e participação de todos na evolução de nosso espaço, antes de mais nada, um espaço familiar, mantido a custa de muito esforço e prazer. Um ótimo Natal e um feliz ano Novo - São os votos da Associação Jutaisô.
Francisco Fernandes dos Santos Aoyama
Presidente

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Bokudo


O 'Caminho da Auto-confiança'
Eu nunca ajo contrário à moralidade tradicional. Eu não sou parcial com nada e nem com ninguém. Eu nunca tento arrebatar um momento de sossego. Eu penso humildemente de mim e grandemente para o público. Sou inteiramente livre de ganância em toda minha vida. Eu nunca lamento o que já fiz. Eu nunca invejo a boa sorte dos outros, mesmo estando com má sorte. Eu nunca aflijo-me por qualquer um, qualquer coisa ou qualquer tempo. Eu nunca censuro ninguém, ou me censuro para alguém. Eu nunca sonho em apaixonar-me por uma mulher. Gostar e não gostar de algo, é um sentimento que não tenho. Qualquer que seja a minha moradia, eu não tenho nenhuma objeção à ela. Eu nunca desejo um alimento saboroso. Eu nunca tenho objetos antigos ou curiosos em meu poder. Eu nunca faço purificação ou obstinência para proteger-me do mal. Eu não tenho apreço por nenhum objeto, exceto espadas e outras armas. Eu nunca daria minha vida por uma causa injusta. Eu nunca desejo possuir bens que tornem minha velhice confortável. Eu adoro deuses e budas, mas nunca penso em depender deles. Eu prefiro me matar do que desonrar meu bom nome.
Nunca, nem por um momento sequer, meu coração e minha alma desviaram-se do caminho da espada.
12 de maio de 1645 - Shinmen Musashi

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

The Judô

ABOUT JUDO Judo originated in Japan in 1882 when its founder, Dr. Jigoro Kano, an educator and statesman, decided to transform the ancient art of ju-jitsu into a modern sport. Mixing ju-jitsu's techniques with western physical education ideals, Dr. Kano created a philosophical basis by which certain principles could be emphasized and learned through physical training."Maximum Efficiency""Mutual Welfare and Benefit"The activity involves the learning of falling techniques (ukemi), throwing techniques (tachiwaza), and ground techniques (newaza).As in all sports, judo has a strict set of rules that governs competition and ensures safety. For those who want to test their skills, judo offers the opportunity for competition at all skill levels, from club to national tournaments, to the Olympic Games. There are separate weight divisions for men and women, and boys and girls. Judo is regarded as one of the most respected martial arts in the world and as a sport is second only to soccer in popularity.

To my friends

My friends around of world to request wich i write in the blog in english. Ok guys, i make one promise now, but leave me comments, please. Francisco F S Aoyama

Mestre Lhofei Shiozawa Parabéns

Morre primeiro brasileiro a disputar uma Olimpíada no Judô
03/11/2008 - 14:27:54 - por FS - AI CBJ

Um dos grandes nomes da história do judô brasileiro deu adeus nesta segunda-feira. Lhofei Shiozawa, primeiro brasileiro a disputar uma olimpíada e primeiro medalhista em jogos pan-americanos da modalidade, faleceu nesta segunda-feira aos 67 anos de idade devido à complicações cardíacas e pulmonares. Lhofei era faixa preta 9º Dan. O sepultamento acontecerá nesta terça-feira, às 8h, no Cemitério Parque Memorial de Goiânia. O culto memorial está marcado para as 20h de hoje.
Principais resultados na carreira: Ouro nos Jogos Pan-americanos 1963 / prata nos Jogos Pan-americanos 1967, além de tetracampeão pan-americano e bicampeão sul-americano. Participações olímpicas: Japão-1964 e Munique 1972.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sem grana para comprar um carro, uma moto, um celular ou um computador?


MÁQUINA HUMANA


Se você anda triste por falta de grana para comprar e manter suas máquinas, namorada ou qualquer outro objeto de desejo, saiba que mesmo pedestre e sem dinheiro você tem o controle da máquina mais sofisticada que existe sobre a face da terra, conforme informa Fausto Wolf. A cada segundo que passa seu coração expele mais de 2 litros de sangue. Esse sangue passa ao longo de 36 quilômetros de artérias, veias e vasos capilares, e contém 2 trilhões de células vermelhas para transportar vasos capilares e 3 bilhões de brancas para combater doenças. A superfície total de vasos capilares daria para cobrir um campo de futebol, coisa de 6 mil metros quadrados. os pulmões precisam de irrigação contínua; num tempo médio de vida, você respira 500 trilhões de vezes. além disso, cada um de nós tem gordura suficiente para 07 sabonetes, cal para pintar um barraco, fósforo para fazer 2.200 palitos, ferro para um prego de 2,5 cm, uma colher de sopa de enxofre e 28 gramas de vários metais. Antes de arriscar um tombo, pense que você tem 206 ossos, acionados por 650 músculos e mais de 100 articulações. Os tendões que ligam os músculos aos ossos resistem a uma tensão de uma tonelada por cm 2, e os ossos da bacia suportam um esforço de 72 kg por cm 2. Essa máquina - VOCÊ - é revestida por um invólucro flexível e impermeável chamado pele, que é gasta e substituída de 5 em 5 dias, e 5 milhões de pelos, cada um dura 3 anos. Mais de 9 mil pupilas gustativas permitem distingüir sabores e preferências. E 4 milhões de receptores na pele separam frio e calor, prazer e dor. No curso de uma vida, você consome 50 toneladas de alimentos e 50 mil litros de líquidos. para encerrar, está provado que o humano tem o computador mais complexo do mundo. É feito de 1,5 kg de matéria cinzenta na forma de uma noz sem casca. Debaixo de um crânio, as pessoas normais tem um cérebro com 10 bilhões de componentes, que, em funcionamento, estabelece num dia 100 vezes mais ligações que todos os sistemas telêfonicos do mundo. Você é o dono dessa super máquina, única, exclusiva e artesanal. Portanto seja esperto e cuide bem dela...

Festival Kanayama


É com muito orgulho que a Associação Jutaisô informa a participação de seus alunos no Tradicional Campeonato Kanayama de Judô, todos receberam medalhas e tiveram a oportunidade de trocar esperiência com outros amigos do Judô. Parabéns Sensei Kanayama, parabéns Judocas.

sábado, 11 de outubro de 2008

Projetos Sociais

Projetos Sociais
Na última quarta-feira, dia 08.10.2008, tivemos a honra de receber em nossa sede, um evento que reuniu a comunidade para abordar assuntos sociais de apoio e recuperação de jovens na região de Capão Redondo, Campo Limpo e Vila Andrade por meio do Judô.
O evento contou com a participação de lideranças comunitárias, representantes do poder público, professores, empresários e judocas. Este projeto foi apresentado pela Sra. Ivete, Psico-pedagoga, coordenadora do Programa Ação Família na AEB- Associação Evangélica Beneficente - e propõe em parceria com a KNH - Kindernothilfe - implantar um projeto pioneiro atendendo a comunidade ora citada, projeto que vislumbra alcançar um número de mais 2.000 judocas. O projeto é ambicioso e fundamental para está região, no entanto para que o mesmo alcance êxito será necessário o envolvimento de todos da comunidade. A coordenadora do Projeto, Sra. Ivete, falou sobre a importância do Judô como ferramenta de recuperação e citou uma frase que resume a importância da comunidade no sucesso do projeto: "sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade" Raul Seixas.
  • Sobre a AEB
A ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE, também designada pela sigla AEB, pessoa jurídica de direito privado, devidamente inscrita no CNPJ sob o nº 61.705.877/0001-72, com sede e foro nesta Capital de São Paulo, à Avenida Angélica, 2.261 Bairro Consolação – CEP 01227-200, é uma associação civil sem fins econômicos, de caráter social e beneficente, de utilidade pública federal, estadual e municipal, nos termos do artigo 53 do Código Civil em vigor e reger-se-á pelo seu Estatuto e em conformidade com a legislação vigente.
Luiz Aguiar Caruso - Presidente
Paulo Soares Cintra – Secretário Executivo

Títulos e Registros

Títulos de Utilidade Pública
Federal – Decreto nº 32.237 de -09/02/1953
Estadual – Decreto de 01/10/1970
Municipal – Decreto nº 8.121 de 03/04/69
CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social registro nº 015.935/40 de 12/8/1941
CNAS - Certificado de Fins Filantrópicos processo nº 71010.002885/2003-61
CONSEAS - Conselho Estadual de Assistência Social nº 061/SP/99
COMAS - Conselho Municipal de Assistência Social nº 394/2006
SEADS – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social nº 330
SMADS - Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo nº 13.1094
CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nº 141/CMDCA/1994
  • Sobre Kindernothilfe
A KindernothilfeKNH é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente. Seu objetivo é melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nos países mais pobres do mundo.
Hoje, a Áustria e a Suíça também contam com suas estruturas KNH nacionais, constituídas como associação e fundação, respectivamente. A KNH apóia mais de 200.000 crianças e adolescentes em 27 países situados na África, América Latina, Ásia, e no Leste europeu. A ajuda dá-se, principalmente, através do apadrinhamento de crianças. Desta forma, elas recebem acompanhamento até chegarem à maioridade. Alicerçada na fé cristã, a KNH coopera com igrejas, parceiros, redes e doadores. Com sua vasta gama de programas – creches e maternais, ou projetos abrigos para meninos e meninas de rua e projetos comunitários – a KNH quer surtir amplos efeitos.
Nossos parceirosA KNH coopera com parceiros nacionais que atuam a partir de uma base cristã e têm abertura ecumênica e que, para além dos seus projetos específicos, lutem pelos direitos da criança e do adolescente em nível nacional.Recursos financeirosNoventa por cento das verbas da KNH provém de doações. A maior parte das doações é arrecadada através do apadrinhamento, pelo qual os padrinhos apóiam as crianças a longo prazo.
Além disto, a KNH recebe subvenções do Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, da União Européia, bem como subsídios das igrejas e multas administrativas que, pelos tribunais, são convertidas em doações.Desde 1992, a KNH é certificada pelo Instituto Central de Questões Sociais da Alemanha (DZI), tendo recebido, anualmente, o selo de entidade transparente. O selo é concedido àquelas entidades de apoio e fomento que comprovam, pela forma de utilização das doações, sua seriedade, transparência e responsabilidade.
Assim, a Associação Jutaisô, agradece a presença de todos e mãos a obra.

domingo, 7 de setembro de 2008

5º Torneio de Judô Prof. Massaru Yanaguimori


Com uma comitiva de mais de 15 atletas o Prof. Jiro Aoyama, pode passar aos seus alunos a experiência de participar de um torneio oficial, realizado em homenagem ao Mestre Massaru Yanaguimori - 9º dan - que estava presente no evento. O Prof. Jiro explica que mesmo conseguindo medalhas, vitórias ou derrotas, é de fundamental importância que os alunos tenham consciência de todo trabalho que é envolvido para realização de um evento deste porte. Assim podemos perceber que só de participar de um evento como este, já somos vencedores. Parabéns aos organizadores, atletas, professores, patrocinadores pela bela festa na cidade de Osasco.

Paulistano Segunda Divisão - Robsom


Após duas vitórias por Ipon no Campeonato Paulistano Segunda Divisão, do qual tornou-se campeão, nosso amigo Robsom está classifcado para Copa São Paulo. Parabéns Robsom.

Paulistano segunda divisão - Kawana



Nossa amiga Kawana, de Judogui azul, teve uma participação muito importante no Campeonato Paulistano da Segunda Divisão, estava vencendo sua luta, quando aplicou um golpe e se contundiu. Parabéns Kawana por representar tão bem seus amigos e manter o Judô clássico em evidência.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pequim 2008 - Associação Jutaisô

Estatísticas e curiosidades do Judô em Olimpíadas
• O Brasil esteve presente em dez edições de Jogos Olímpicos. Pequim 2008 será a 11ª participação do judô em Olimpíadas.
• A modalidade foi incluída como exibição em Tóquio/1964. Em 68 (Cidade do México) não o judô não foi disputado. A partir de Munique/72 a modalidade passou a fazer parte do programa oficial.
• O judô feminino estreou em Olimpíadas em Barcelona/1992 (em 1988 foi apenas exibição).
• Há seis Jogos Olímpicos o Brasil sobe ao pódio consecutivamente. É a única modalidade esportiva a alcançar tal feito.
• Onze das 12 medalhas brasileiras no judô foram conquistadas nas últimas seis Olimpíadas.
• Com 12 medalhas, o judô é o terceiro esporte mais vitorioso do Brasil em Olimpíadas, atrás de vela (14) e atletismo (13).
• Aurélio Miguel foi o primeiro campeão olímpico do judô brasileiro (Seul/88). Em Barcelona/92, Rogério Sampaio alcançou o mesmo feito.
• Aurélio Miguel é o único brasileiro com duas medalhas olímpicas (ouro 88, bronze 96).
• O judô feminino do Brasil jamais subiu ao pódio. Os melhores resultados foram os sétimos lugares de Edinanci Silva em 1996, 2000 e 2004.
• Edinanci Silva é a judoca brasileira com mais participações olímpicas: quatro (Atlanta 96, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008). Depois dela aparecem os medalhistas olímpicos Aurélio Miguel (88, 92, 96), Luiz Onmura (80, 84, 88), Walter Carmona (80, 84, 88) e Henrique Guimarães (96, 00, 04), todos com três.
• A família Ishii soma quatro participações em Olimpíadas. O pai, Chiaki Ishii, esteve em Munique 72 e as filhas Tânia e Vânia foram a Barcelona e Sidney 00/Atenas 2004, respectivamente.
• As categorias que mais deram medalhas ao Brasil em Olimpíadas foram meio-pesado (quatro), leve (três), meio-leve e médio (duas) e meio-médio (uma). O Brasil nunca ganhou medalhas no pesado e no ligeiro.
• Atletas nascidos em seis estados compõe a seleção brasileira de judô em Pequim: Distrito Federal (Luciano, Erika, Ketleyn), Paraíba (Edinanci), Piauí (Sarah), Rio de Janeiro (João Gabriel), Rio Grande do Sul (João Derly e Mayra) e SP (Denílson, Leandro, Tiago, Eduardo e Danielli).
• O carioca Flávio Canto foi o primeiro e único atleta de fora de São Paulo até hoje a subir ao pódio olímpico no judô.
• O Brasil levou 14 atletas apenas uma vez a Jogos Olímpicos, em 1992, quando os atletas não disputavam classificação em torneios pré-olímpicos.
• Em Pequim 2008 o Brasil terá 13 atletas, seu recorde, um a mais do que em Atenas 2004 e dois a mais do que em Sidney 2000.
• O Brasil fez 34 lutas em Atenas 2004, com 18 vitórias.
• Apenas Edinanci Silva e Leandro Guilheiro, que vão a Pequim, estiveram também em Atenas 2004. Denílson Lourenço e Tiago Camilo foram a Sydney 2000 mas não estiveram na Grécia. Os demais são estreantes em Jogos Olímpicos.
• As seleções de Alemanha, Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Áustria, Bahamas, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Equador, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Inglaterra, Japão, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Republica Dominicana, Republica Tcheca, Rússia, Suíça, Uruguai, Venezuela estiveram no Brasil para intercâmbio/treinamento no último ciclo olímpico.
• As vitórias mais rápidas em Jogos Olímpicos foram de Akio Kaminaga (JPN) sobre Ong (PHI), em 1964, e de Michael Swain (EUA) sobre Al-Hammad (KUW), em 1984, ambas em apenas quatro segundos.
• Apenas dois judocas perderam a medalha por amostra positiva no exame antidopping: Bakhaava Buida (MGL), prata no meio-leve em 1972, e Kerrith Brown (GBR), bronze no peso leve em 1988.
• Sergio Pessoa, atleta olímpico em Seul, e Ezequiel Paraguassu, que foi a Barcelona, hoje são treinadores de equipes nacionais no Canadá na Suíça respectivamente. Amadeu Júnior é o treinador principal da seleção mexicana em Pequim.
• Apenas sete judocas do mundo conseguiram ser campeões olímpicos, mundiais e mundiais júnior em sua carreira. O único dos “tríplice-coroados” em ação é o meio-pesado japonês Keiji Suzuki.
• Os brasileiros que têm chance de igualar a façanha são João Derly (2000, júnior / 2005-07, sênior) e Tiago Camilo (1998, júnior / 2007, sênior).
• O Brasil é o décimo país no ranking mundial de medalhas olímpicas. Levando-se em conta apenas o masculino, o Brasil aparece em sétimo lugar (atrás de Japão, Coréia, França, União Soviética, Holanda e Polônia). Por total de medalha o Brasil é o quinto no masculino.
• Medalhistas olímpicos do Brasil:- Ouro: Aurélio Miguel (88) e Rogério Sampaio (92)- Prata: Douglas Vieira (84), Carlos Honorato (00) e Tiago Camilo (00)- Bronze: Chiaki Ishii (72), Walter Carmona (84), Luis Onmura (84), Henrique Guimarães (96), Aurélio Miguel (96), Flávio Canto (04) e Leandro Guilheiro (04).

terça-feira, 5 de agosto de 2008

O Mestre Oswaldo Matsuda

No dia 12 de julho de 2008, na arena olímpica do ginásio do Ibirapuera, durante o exame de graduação, entrevistamos o Sensei Oswaldo Matsuda, com a sabedoria dos seus mais de 50 anos de Judô, durante este bate-papo o mestre citou pontos importantes que merecem ser divulgados.
" A Federação Paulista de Judô deveria promover um processo de bolsa, para que os atletas já preparados, mas sem condições, pudessem tirar sua faixa preta a um custo mais baixo, outro ponto importante é a acessibilidade, os atletas com deficiência física, visual, etc. Deveriam ter direito de se graduarem pela Federação, pois este é o espírito do Judô". Sensei Oswaldo Matsuda
A Associação Jutaisô agradece ao Sensei pelas sabias palavras.
Francisco F S Aoyama

Exame de graduação para faixa preta


Em mais um exame de graduação para faixa preta a FPJ - Federação Paulista de Judô contou com o trabalho de nosso Sensei Jiro Aoyama, na banca de arbitragem. Segundo o Sensei Jiro Aoyama "os alunos devem se aplicar mais aos estudos das técnicas, filosofia e não somente parte atlética do Judô, uma vez que a arte não se trata apenas de um esporte" , e somente assim o nível dos faixas pretas manter-se-á alto.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Nota de Falecimento - Homenagem a José Anisio dos Santos Neto

A missão
Todos nós temos nossa missão,
do momento que nascemos,
até o dia da viagem.
Porém nem todos cumprimos esta missão com maestria, harmonia, coragem, sabedoria, prontidão, companherismo, elibada reputação, bondade...
Como cumpriu nosso amigo Anisio.
A saudade que fica é a prova dos momentos magníficos que você proporcionou a todos, que hoje tem a honra de chamá-lo de amigo.
Que Deus abençoe você e toda sua família.
Obrigado
Ass. Associação Jutaisô/ Natação Urso Branco/ ACENG/ ADC Bayer/ Amigos/ Família do Judô

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Exame de Faixas AEB - JUN/2008


Neste mês de festas juninas o que esquentou foram os eventos, que não foram poucos. A entrega de faixas para os alunos dos projetos existentes na AEB, aprovados nos exames foi um sucesso. Parabéns aos organizadores.

Exame de Faixas - Associação Jutaisô







Foi com muita honra, que a Associação Jutaisô recebeu na sua sede, os judocas dos projetos sociais Ação Família, para que junto de seus alunos participassem do Exame de Faixas - realizado no mês de Jun/2008 pelo Sensei Jiro Aoyama e Sensei Juliana Miki Aoyama. O evento contou com mais de 30 judocas (examinados) e trouxe uma interação entre pais e judocas.

Torneio de Judô Acadêmia Runner

Meeting de Judô - jun/2008 - Osasco - SP - Brasil



















Nossos judocas participaram de forma exemplar no torneio de Judô Acadêmia Runner - Osasco, organizado pela Professora Mayra, o torneio contou com a presença do Sensei Yanaguimori e Sensei Jiro Aoyama. Parabéns.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Robson Campeão Paulista pela Liga de Judô

Assista no youtube, as vitórias do nosso amigo Robson, no torneio realizado pela Liga de Judô na cidade de Mont Mor, procure no feed como: campeonato paulista robsom. Parabéns.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Rede SESC e COB

SEMANA OLÍMPICA

Evento promovido pelo SESC São Paulo em parceria com o COB - Comitê Olímpico Brasileiro, com o intuito de divulgar a educação pelo esporte por meio da difusão do ideal olímpico, da história e da cultura esportiva. A semana conta com bate-papos, clínicas e festivais com professores e atletas renomados.

Semana Olímpica

JUDÔ SESC Pompéia


Dia(s) 22/06 Domingo, às 15h30.

Palestra, demonstração e vivência, com a presença de Jiro Aoyama, educador físico nos projetos Ação Família e Clube Escola, campeão mundial de judô categoria master. Ginásio Primavera.

domingo, 8 de junho de 2008

A influência da prática do Judô na formação atitudinal das crianças e seu reflexo no contexto escolar

Giovani Cruz
Daniel Marcon (orientador)
Universidade de Caxias do Sul

RESUMO

Este estudo teve como objetivo verificar se o judô, uma arte marcial utilizada como ferramenta de formação do indivíduo, influencia na construção atitudinal das crianças em âmbito escolar.
Para isso, foi traçado o perfil atitudinal de um grupo de 9 meninos com idades entre 10 e 12 anos, tanto nas aulas de judô que freqüentavam em horário extra-classe quanto nas aulas de Educação Física escolar.
Utilizou-se uma pauta de observação para traçar o perfil atitudinal das crianças nas aulas de judô e uma entrevista semi-estruturada com os professores de Educação Física para traçar o perfil atitudinal das crianças nas aulas de Educação Física na escola. Tanto a pauta de observação quanto a entrevista foram construídas com base nos constructos atitudinais propostos por Zaballa (1998).
Com base na coleta e análise das informações pode-se concluir que o judô possui influência na formação atitudinal das crianças, cujos valores e atitudes são incorporados em sua personalidade e levados para o contexto escolar, fazendo com que os alunos sejam mais disciplinados, respeitem as regras, os colegas e os professores, colaborando, desta forma, não apenas para sua formação motora, mas também intelectual e sócio-afetiva.

Palavras-chave: judô, perfil atitudinal e educação física.

ABSTRACT

This study had as objective to verify if judo, an martial art used as formation implement of the individual, influences in the attitudinal construction of the children in school context.
For this, was traced the attitudinal profile of a composed group for 9 boys with ages between 10 and 12 years, in the classes of judo, that they frequented in schedule extra-classroom, and in the classes school of Physical Education.
A guide of observation was used to trace the attitudinal profile of the children in the lessons of judo, and an interview half-structuralized with the teachers of Physical Education to trace the attitudinal profile of the children in the lessons of Physical Education in the school. The guide of observation and the interview was established with the construction attitudinal considered by Zaballa (1998).
Can be concluded with the collect and analysis of the information that the judo has influence in the attitudinal formation of the children, whose values and attitudes are incorporated in yours personality and passed for the school context, making the children more disciplined, respecting the rules, the colleagues and the teachers, collaborating, not only for yours motor formation, but also intellectual, social and affective.

Keys-words: judo, attitudinal profile and physical education.

O dia do desafio SESC - Jutaisô

A apresentação de Jutaisô no SESC São Caetano foi um sucesso, os participantes ficaram muito felizes com a prática de uma arte que atende pessoas de qualquer idade, proporcionando-lhes benefícios importantes como saúde física e mental. Agora estão cobrando a continuídade destas aulas, o SESC tem novidades por aí, vamos aguardar.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Jutaisô Rede Sesc

JUTAISÔ SESC São Caetano


Dia(s) 28/05 Quarta, 10h, 14h, 16h, 18h, 19h.

Com o campeão mundial Prof. Jiro Aoyama. Pouco difundida no Brasil, o Jutaisô, técnica japonesa de alongamento e exercícios respiratórios, utilizada também durante as aulas de artes marciais, propicia melhora da postura, equilíbrio mental e relaxamento.

Grátis

Homenagem de Aurélio Miguel aos Campeões de 2007

Nesta Segunda-feira, 12.05.2008, o Campeão Olimpico - Aurélio Miguel, fez uma justa homenagem aos judocas campeões no ano de 2007. O Sensei Jiro Aoyama recebeu merecida lembrança pelas conquistas do campeonato paulista de masters e campeonato mundial de masters. Parabéns a todos os campeões.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Yawara - a velha canção do Judô/ The old Judo's song

Katsu to omou-na omoe-ba make yoMake-te moto moto kono mune noOku ni ikiteru yawara no yume gaIshoo ichido wo,Ishoo ichi-do wo matte iruHito wa hitonari nozomimo arugaSutete tatsu sewo koe mo suruSemete koyoiwa ningen rashikuKoino namida wo,Koino namida wo kamishimeruKuchi de iyu yori te no hoga haya-iBaka wo aiteno toki-dja naiYuku mo tomaru mo suwaru mo fusu moYawara hitosu-ji,Yawara hitosu-ji yoga a-keru.

Translation
If you think you can win you'll lose,Loosing is nothing; deep in my heartEver burning, the dream of yawaraOnce for all in my life once for all in my life Is waiting Yours is yours I've got my own wishBy discarding will I be able to overcome.If only tonight as a human Loves tears loves tears Will I come to shareMake no talk, Do your fast hand This is no moment to deal with a fool No matter how I go I say I sit I sleepYawara all the way Yawara all the wayAnother day will break


Tradução
Se você pensa que poderá vencer, você ira perder, perder não é nada; no fundo do meu coração queima, o sonho do yawara (judô). No passado ficava esperando por tudo na minha vida, dos outros era dos outros. Eu tinha meus próprios desejos e os descartava. Eu serei capaz de conquistá-los agora. Se somente a noite um humano tem lágrimas de amor, lágrimas de amor. Eu vou conseguir minha parte. Fazer não falar, Suas rápidas mãos não estão no momento de
negociar com um tolo, não há problema como, eu vou, eu falo, eu espero, eu durmo. Yawara(judô) todo o caminho (vida), Yawara(judô) todo o caminho(vida). Outro dia acabará.

Yawara (suavidade, delicadeza, sutileza, de fácil manuzeio, ideograma que representa o Judô)
esta canção era cantada por Hibari Misora (antiga cantora Japonesa), o Sensei recorda do Japão, achei interessante e disponibilizei para todos.
Atenciosamente,

Francisco Fernandes dos Santos Aoyama

terça-feira, 6 de maio de 2008

O que é Jutaisô? What is Jutaisô?

JUTAISÔ

O PRAZER DO MOVIMENTO

Existem infinitas modalidades cuja finalidade é proporcionar bem estar fisico/psiquico .

Em tempos atuais onde a pressa pelos resultados impera , as pessoas são bombardeadas pela midia com apelos que já não conseguem processar caindo no consumismo frenético e muitas vezes inutil .

Em se tratando de atividade fisica,havendo persistência e disciplina na sua prática é possivel obter os resultados desejados ,porém, infelizmente poucas pessoas conseguem atingir seus objetivos e principalmente mantê-los justamente por não alcançarem o equilibrio entre mente e corpo . O "efeito sanfona " é muito conhecido nas academias .

Muitos escolhem uma modalidade por modismo , sem nenhuma orientação técnica , e desta forma é muito mais fácil desistir prejudicando-se fisica e também financeiramente pois nas grandes academias os contratos são semestrais ou até anuais .

O que vamos apresentar não se trata de nenhuma panacéia de resultados miraculosos.

O JUTAISÔ é uma modalidade codificada tendo como base a prática das artes marciais principalmente do JUDÔ.

Toda arte marcial dispôem de uma sequência de aquecimento especifico para a modalidade.

Antes de um combate, todo atleta executa uma série de movimentos com o objetivo de preparar-se para a luta .

O nivel de adrenalina sobe normalmente pela ansiedade pelo confronto .

Mental e fisicamente prepara-se para o embate .

E na nossa luta do dia a dia ? De que maneira nós nos preparamos ?

JUTAISÔ é completo para exercitar todas as qualidades fisicas e o diferencial está na melhoria da postura , da oxigenação e da concentração mental proporcionando bem estar fisico /psiquico sem extenuação ou riscos de lesão.

Como complementação são abordados, durante a aula, a busca do equilibrio dos TRÊS CENTROS ( RAZÃO,EMOÇÃO E INSTINTO) que deve ser a principal busca como individuo.

O significado da palavra equilibrio deve ser entendido com profundidade pois todas as forças do UNIVERSO dirijem-se nesse sentido.



Prof. JIRO AOYAMA
Codificador de JUTAISÔ - Campeão Mundial Master de JUDÔ
email- j.aoyama@uol.com.br

Translation

JUTAISÔ
THE PLEASURE OF THE MOVEMENT

Infinite modalities exist whose purpose is to welfare provide psychic physicist/. In current times where the haste for the results reigns, the people are bombed by the media with apelos that already do not obtain to process falling in the frantic consumerism and many times useless. In if treating to physical activity, having persistence and she disciplines in practical its is possible to get the desired results, however, unhappyly few people obtain to reach its objectives and mainly to keep them exactly for not reaching the balance between mind and body. The “effect concertina” very is known in the academies. Many choose a modality for modismo, without no orientation technique, and in such a way it is much more easy to give up harming itself physical and also financially therefore in the great academies the contracts are semester or until annual. What we go to present not deals with no panacea of miraculosos results. The JUTAISÔ is a codified modality having as base the practical one of the martial arts mainly of the JUDÔ. All martial art dispôem of a sequência of heating specifies for the modality. Before a combat, all athlete executes a series of movements with the objective to prepare itself for the fight. The adrenalin level goes up normally for the anxiety for the confrontation. Mental and physically it is prepared for the shock. E in our day to day fight? How we in prepare them? JUTAISÔ is complete to exercise all the physical qualities and the differential is in the improvement of the position, the oxygenation and the mental concentration welfare providing physicist /psiquico without extenuação or risks of injury. As complementation they are boarded, during the lesson, the search of the balance of the THREE CENTERS (REASON, EMOTION AND INSTINCT) that it must be the main search as individual. The meaning of the word balance must be understood with depth therefore all the forces of the UNIVERSE is dirijem in this direction.
Prof. JIRO AOYAMA
Coder of JUTAISÔ - Champion World-wide Master of JUDÔ

domingo, 4 de maio de 2008

Judô - o esporte - arte de 126 anos


Data de Publicação: 4 de maio de 2008

Esta matéria tem a pretensiosa intenção de homenagear o Mestre Jigoro Kano, cuja morte completa hoje (4 de maio) 70 anos. José de Oliveira Ramos/Editor.

“O adversário é um parceiro necessário ao progresso. A vida da humanidade baseia-se neste princípio”. JK“A derrota na competição e no treinamento não deve ser uma fonte de desânimo ou de desespero. É sinal da necessidade de uma prática maior e de esforços redobrados”.JKEu estudei jujutsu não somente porque o achei interessante, mas também, porque compreendi que seria o meio mais eficaz para a educação do físico e do espírito. Porém, era necessário aprimorar o velho jujutsu, para torná-lo acessível a todos. Modificar seus objetivos, que não eram voltados para a Educação Física ou para a moral, muito menos para a cultura intelectual. Por outro lado, como as escolas de jujutsu, apesar de suas qualidades, tinham muitos defeitos - concluí que era necessário reformular o jujutsu mesmo como arte de combate. Quando comecei a ensinar, o jujutsu estava caindo em descrédito. Alguns mestres desta arte ganhavam a vida organizando espetáculos entre seus alunos, por meio de lutas, cobrando daqueles que quisessem assistir. Outros se prestavam a ser artistas da luta junto com profissionais de sumô. Tais práticas degradantes prostituíam uma arte marcial e isso me era repugnante. Eis a razão de ter evitado o termo jujutsu e adotado o do judô. E para distinguí-lo da academia Jikishin Ryu, que também empregava o termo judô, denominei a minha escola de Judô Kodokan, apesar de soar um pouco longo.- Jigoro Kano, em 1898, em uma de suas conferências.Nascido em 28 de outubro de 1860, em Mikage, prefeitura de Hyogo no Japão, terceiro filho de Jirosaku Mareshiba Kano, alto funcionário da marinha imperial. Seus pais queriam que seguisse a carreira de diplomata ou político, mas Jigoro Kano preferiu o magistério, embora de personalidade marcante, possuía físico franzino, medindo 1,50 metros de estatura e pesando uns escassos de 48 kg, o que dificultava o seu ingresso na maioria dos esportes. Em 1871 com 11 anos de idade, foi mandado para Tóquio para estudar o idioma inglês, então indispensável para o progresso em qualquer sentido e que, possibilitou, mais tarde, tornar-se professor e tradutor dessa língua e ainda montar sua própria escola em Tóquio, a Kobukan (escola de inglês).Aos 16 anos, decidiu fortificar o corpo, praticando a ginástica, o remo e o basebol. Mas estes esportes eram demasiados violentos para sua débil constituição. Além disso, nas brigas entre estudantes, Kano era sistematicamente vencido. Ferido na sua qualidade de filho de um Samurai, decidiu estudar o jujutsu. Quem lhe ensinou os primeiros passos foi o professor Teinosuke Yagi. Posteriormente, em 1877, matriculou-se na Tenshin Shinyo Ryu, sendo discípulo do mestre Hachinosuke Fukuda. Em 1879, com a idade de 82 anos, Fukuda morreu, e Kano herdou seus arquivos. Tornou-se, em seguida, aluno do mestre Masatomo Iso, um sexagenário que possuía os segredos de uma escola derivando igualmente do Teshin Shinyo Ryu.Kodokan - Em fevereiro de 1882, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola, denominada Kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade). A Kodokan estava localizada no segundo andar de um templo budista, Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya, em Tóquio, onde havia doze jos (jo medida de superfície, módulo de tatame). O primeiro aluno inscreveu-se em 5 de junho de 1882. Chamava-se Tomita. Depois vieram Higushi, Arima, Nakajima, Matsuoka, Amano Kai e o famoso Shiro Saigo (Sugata Sashiro). As idades oscilavam entre 15 e 18 anos. Kano albergou-se e ocupou-se deles como se fosse um pai. Foi um período difícil, mas apaixonante. O jovem professor não tinha dinheiro e o shiai-jo media 20m², mas a escola progrediu e em breve tornou-se célebre.Técnicas - Jigoro Kano desenvolveu as técnicas de amortecimento de quedas (ukemis), bem como criou uma vestimenta especial para o treino do Judô (o judogui), pois o uniforme utilizado pelos cultores de jujutsu, denominado hakamá, provocava, freqüentemente, ferimentos. A nova arte do mestre tinha duas formas distintas: uma, abrangia as técnicas de queda, imobilizações, chaves e estrangulamentos. Essa forma evoluiu para o esporte e a outra parte consistia nas técnicas de golpear com as mãos e os pés, em combinações com agarramentos e chaves para imobilização, inclusive ataques em pontos vitais, atemi-waza. Essa forma evoluiu para a defesa pessoal, goshin-jutsu.Morte - Jigoro Kano nos legou vários manuscritos, nos quais em geral assinava com pseudônimos. Dentre estes, um muito usado por ele, era “Ki Itsu Sai” que quer dizer: tudo é unidade. Kano também era poliglota, pois falava quatro línguas, além do japonês, francês, alemão, inglês e espanhol. Lamentavelmente, a 4 de maio de 1938, morre Jigoro Kano de febre amarela, a bordo do transatlântico “Hikawa Maru”, quando voltava do Cairo, onde havia presidido a Assembléia Geral do Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos. Não houve, para ele, tempo de assistir a Universidade do Judô, mas tinha certeza da sua perpetuação. “Quando eu morrer, o Judô Kodokan não morrerá comigo, porque muitas coisas virão a ser desenvolvidas se os princípios de minha arte continuarem sendo estudados”.

Cronologia

1860 – Nasceu em Mikage, Prefeitura de Hyogo em 28 de outubro. Terceiro filho de Jirosaku Mareshiba Kano, ele recebeu o nome de infância, Shinnosuke.
1873 – Entrou na Ikuei Gijuku, uma escola particular em Karasumori, Shiba, Tóquio. Recebeu instruções especiais em Inglês e Alemão de professores nativos.
1879 – Estudou o jujutsu na escola do mestre Masatomo Iso.
1881 – Formou-se pela Universidade Imperial de Tóquio, em Literatura, Ciências Políticas e Política Econômica. Estudou o jujutsu na escola Kyto-Ryu com o mestre Tsunetoshi Likugo.
1882 – Começou a dar palestras e, mais tarde, passou a professor em Gakushuin. Fundou a Kodokan. Terminou seus estudos de Ciências Estéticas e Morais.
1891 – Casou-se com Sumako, filha mais velha do então embaixador coreano, Seizei Takezoe, com a qual teve nove filhos: seis meninas e três meninos. Tornou-se diretor da quinta escola de segundo grau, na prefeitura de Kumamoto. Em abril é nomeado conselheiro do Ministro da Educação Nacional.
1897 – Demitiu-se da escola normal de Tóquio. Mais tarde, aceita seu cargo de volta. Criou a sociedade Zoshi-Kai e funda os institutos Zenyo Seiki, Zenichi, para a cultura dos jovens. Editou a revista “Kokusai”.
1901 – Tornou-se diretor da escola normal de Tóquio pela terceira vez. Nesta época, o Judô e o Kendô alcançam uma grande popularidade.
1907 – Fundou no Butokukai os três primeiros katás do Judô.
1909 – Tornou-se o primeiro japonês membro do Comitê Olímpico Internacional. Modificou os estatutos do Kodokan, tornando-o uma entidade pública.
1911 – Foi eleito presidente da Federação Desportiva do Japão.
1920 – Consagrou-se inteiramente ao Judô. E julho, assistiu aos Jogos Olímpicos de Antuérpia, visitando depois a Europa.
1932 – Deslocou-se aos Estados Unidos para assistir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Tornou-se conselheiro do gabinete de Educação Física do Japão. Participou por duas vezes no Conselho dos Jogos Olímpicos que lançara o convite para os jogos japoneses (1932-1934). 1936 – Assistiu aos XI Jogos Olímpicos de Berlim.
1938 – Esteve na Reunião do COI no Cairo, onde propôs que Tóquio fosse escolhida como sede dos XII Jogos Olímpicos. Morreu em 4 de maio, no mar, na viagem de volta. Recebeu a título póstumo o 2º Grau Imperial.

Atenciosamente,

Francisco Fernandes dos Santos Aoyama

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Aula de Judô A D C Bayer

Sábado dia 03/05/2008 haverá aula normal de Judô com Prof.º Jiro Aoyama, apartir das 10:30 hs.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Shi-Han Masaro

Mestres do Judô recebem homenagem nos 50 anos da Federação Paulista28/04/2008 - 14:41:57 - por FS - AI Photo&Grafia Comunicação
Respeito e valorização aos mais velhos são critérios fundamentais na filosofia oriental. No judô, acontece o mesmo e, justamente por este motivo, a Federação Paulista deu início as comemorações pelo cinquentenário de sua fundação com uma homenagem aos kodanshas, antigos mestres, na tarde de ontem, no Ibirapuera. Cerca de 120 professores estiveram no evento para receber o diploma de reconhecimento e agradecimento pela contribuição ao judô, considerado um esporte de princípios e também uma arte e filosofia de vida.

O presidente da Federação Paulista de Judô, Francisco de Carvalho Filho, ressalta a importância dos mais experientes na modalidade. "O judô é um esporte que tem como pontos principais na sua filosofia, a disciplina e o respeito à hierarquia. Nesses conceitos, não poderíamos, de forma nenhuma, deixar de começar o evento homenageando esse grupo dos professores mais graduados do estado de São Paulo, um grupo de qualidade e bastante seleto. Reunimos a nata do conhecimento do judô no país", comentou o presidente.

Um deles, Masaro Yanaguimori, tem 87 anos e 72 de dedicação ao judô. O início foi no Japão, seu país de origem, e com a vinda para o Brasil, o esporte continuou fazendo parte de sua vida. Dos sete filhos, cinco praticaram judô, e entre os 13 netos, também são cinco os que lutam. "E tenho um bisneto de 11 anos que também compete", fez questão de contar Masaro.

O valor do aprendizado constante é exposto pelo kodansha. "Os mais novos sempre nos procuram para saber mais e eu tento passar o que aprendi. Assim é a cultura no judô e os mais velhos estão sempre prontos para ensinar tudo o que sabem", garantiu Masaro Yanaguimori.

O mestre Kaichi Magao, de 82 anos, teve os filhos Ademar, Eduardo e Kenko na platéia durante a homenagem. "A vida do nosso pai sempre foi o judô e, consequentemente, a nossa também. As minhas lembranças são de passar os domingos em campeonatos de judô assistindo meu pai, meus irmãos e depois meus filhos e sobrinhos", contou Kenko. "O nosso pai passava mais tempo com o judô do que com a própria família e a gente entendia bem", lembrou Eduardo.

As comemorações pelos 50 anos da Federação Paulista continuam com competições. "Também vamos reunir um número grande de atletas e o principal campeonato vai ser o absoluto, que acontecerá no segundo semestre. O agendamento desse evento será feito junto com a organização do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, pois queremos unir essas duas festas. Além dessa, daqui para frente, teremos várias competições", concluiu Francisco de Carvalho Filho, o Chico do Judô.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

The Judo

ABOUT JUDO Judo originated in Japan in 1882 when its founder, Dr. Jigoro Kano, an educator and statesman, decided to transform the ancient art of ju-jitsu into a modern sport. Mixing ju-jitsu's techniques with western physical education ideals, Dr. Kano created a philosophical basis by which certain principles could be emphasized and learned through physical training.
"Maximum Efficiency"
"Mutual Welfare and Benefit"
The activity involves the learning of falling techniques (ukemi), throwing techniques (tachiwaza), and ground techniques (newaza).
As in all sports, judo has a strict set of rules that governs competition and ensures safety. For those who want to test their skills, judo offers the opportunity for competition at all skill levels, from club to national tournaments, to the Olympic Games. There are separate weight divisions for men and women, and boys and girls. Judo is regarded as one of the most respected martial arts in the world and as a sport is second only to soccer in popularity.

Rede Sesc

ENCONTRO ESPORTE COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO SOCIAL - O encontro propõe a análise, reflexão e debate de idéias, caminhos, métodos e experiências relativas aos trabalhos de organizações não governamentais e profissioanis que desenvolvem ações de inclusão por meio do esporte. A atividade é dirigida a gestores públicos, de organizações não governamentais e todos os interessados nos vínculos entre esporte, lazer e ação sociocultural. Com: Roberto DaMatta, Ana Moser e Professor Jiro Aoyama. Dia 27/02. Quinta-feira, às 19h30.

O mestre do Capão Redondo

O mestre de Capão Redondo

Jiro Aoyama, com o aluno Guilherme: tapete de borracha no lugar do tatameÀs terças e quintas-feiras, o campeão mundial de judô peso leve na categoria master 5 (entre 50 e 54 anos) Jiro Aoyama dá aulas a crianças moradoras de Capão Redondo. O bairro é conhecido por sua concentração de favelas e conjuntos habitacionais, além da criminalidade (registra historicamente um dos dez mais altos índices de São Paulo). Dono de uma academia no Grajaú onde há piscina aquecida, tatame limpinho e 300 alunos que pagam até 78 reais de mensalidade –, mestre Aoyama se dá ao trabalho de dividir o tempo com 230 jovens carentes numa sala onde um tapete de borracha se improvisa em tatame. "Eles são os que mais tiram proveito das lições do judô", afirma. Embora algumas famílias ainda pensem que a luta incita a violência, aos poucos o judoca consegue convencê-las de que não é bem assim.
Aoyama é duro na cobrança da pontua-lidade e do respeito entre seus alunos. "Ele apenas releva a falta do quimono, porque alguns não têm dinheiro para comprá-lo", diz Ana Maria Volante, mãe do pequeno Guilherme, de 5 anos, que aparece na foto aplicando um golpe no professor. Para freqüentar suas aulas, os alunos que têm condições contribuem com 10 reais por mês. Esse valor paga o lanche que eles recebem no fim do treino (pão com patê, banana e suco) e ainda ajuda a entidade, que atende mais de 2 400 crianças e adolescentes em seis regiões de São Paulo, chamadas de pólos. No pólo Sul, onde Aoyama dá aulas, a piscina de 20 metros é a única das redondezas e vive cheia. A quadra poliesportiva é disputada por grupos de terceira idade, adultos e jovens. A Associação Evangélica Beneficente tornou-se um verdadeiro clube de Capão Redondo. E Jiro Aoyama, o exemplo do caráter que faz um campeão.
Organização: Associação Evangélica BeneficenteNúmero de crianças e adolescentes atendidos em 2007: 2 460Principais ações: atividades esportivas, artísticas e profissionalizantes. Abrigos para 280 crianças em situação de risco ou em liberdade assistidaContatos: 3151-5400 e http://www.aeb-brasil.org.br/

Curiosidades


Effects of Judo Kata Practice on Cardiorespiratory Health
EFFECTS OF RECREATIONAL AND COMPETITIVE JUDO KATA PRACTICE ON CARDIORESPIRATORY HEALTH AS EVALUATED BY A PORTABLE GAS ANALYZER SYSTEM. A PILOT STUDYCarl De Crée, prof.cdcree@earthlink.net , IGERThe last couple of years there is an increased interest in judo kata practice, triggered by the introduction of kata contests at an international level. Various physiological and psychological scientific studies have focused on karate kata, but virtually no addition has been paid by the medical literature to the cardiopulmonary or other effects or requirements of judo kata practice. The purpose of this study was: (1)to gain initial cardiorespiratory data in both recreational and competitive judo kata players, and (2) to test the suitability of the Jaeger Oxycon Mobile™ portable gas analyzer system in similar studies. Twentyfour male subjects participated in this tests. Judo kata are standardized formal choreographic exercises, of which commonly 7 different exercises are practiced, usually in couple. Sei-ryoku zen’yo kokumin taiiku was not included because of its various solo components. Each kata was tested, though not all subjects were able to perform all kata given the highly advanced level required to suitably perform the two ultimate kata. Cardiorespiratory data were obtained by using a Jaeger Oxycon Mobile™ portable gas analyzer system, while blood lactate was determined by use of a portable lactate analyzer. Results showed that kata practice is an excellent aerobic exercise, of which the low injury component makes it suitable for judo practitioners of all ages. Considerable differences in energy expenditure exist between performers despite the standardization. We suggest that the level of experience as well as self-determined pace,intensity and type of kata are responsible for these results. Portable gas and lactate analyzers are suitable instruments to study the cardiorespiratory needs of judo kata practice.Article on the InternetMore on website Judoschool Jan Snijders
Labels:
posted by RGS @ 9:16 PM 0 Comments Links to this post
February 12, 2008

Matéria postada no blog de Milton Jung

17/01/2008 Jiro Aoyama: Da guerra à batalha no Capão RedondoA família Aoyama chegou a Santos, em 1960, após ter trabalhado duro em terras cedidas pelo governo, no interior do Japão, para se recuperar da 2ª Guerra Mundial. Seu Aoyama que havia ido para o campo de batalha decidiu pegar os filhos e seguir o caminho de vários de seus conterrâneos: o Brasil. Logo que chegou aqui ficou doente e por dois anos enfrentou uma série de dificuldades com o apoio da mulher e dos filhos. Os seis irmãos estudaram, se formaram e, hoje, falam com orgulho da saga de seu Aoyama. Mas eles já tem a sua própria história para contar, como é o caso de Jiro que dedicou a maior parte de sua vida ao judô e hoje ensina jovens carentes no bairro de Capão Redondo, no extremo sul da capital paulista.A saga de Jiro Aoyama você acompanha na página especial da CBN sobre os 454 anos da cidade de São Paulo. No dia 25 de janeiro, sexta-feira, o CBN SP será apresentado, ao vivo, do Pátio do Colégio, a partir das 9h30, com a presença de artistas, escritores e jornalistas. Postado por Mílton Jung - Comente
getComments(469340);
3 comentários
Esses torneios

Pizza!!!

Mais fotos

segunda-feira, 31 de março de 2008



Estes meninos cresceram!

Fotos para recordar


Estas são algumas fotos para recordar enviarei uma por dia faça seus comentários.

enviem suas fotos ajudem a aumentar nosso álbum.

domingo, 30 de março de 2008

Resultado do exame de faixas

Dudu - aprovado para faixa azul
Natália - aprovada para faixa azul
Pauli - aprovado para faixa amarela
Thaís - aprovada para faixa amarela
Lili - aprovada para faixa amarela
Vinícius - aprovado para faixa laranja
Ricardo - aprovado para faixa verde
Kawana - aprovada para faixa verde
Eder - aprovado para faixa roxa
Francisco - aprovado para faixa roxa
Felipe - aprovado para faixa marrom
Marcelo - aprovado para faixa marrom

Parabéns a todos é importante recordar: "estamos começando a aprender algo sobre o Judô, a evolução virá com a continuidade e trabalho em conjunto"

segunda-feira, 24 de março de 2008

Curiosidades

  • Vocês sabiam que nosso Sensei, Jiro Aoyama, antes de ser campeão mundial de Judô foi lutador de Sumô.
  • Sensei Jiro foi campeão representando o Brasil, porém no Campeonato Brasileiro, do qual ele já se consagrou campeão, ele não pode competir por ser de nacionalidade Japonesa, acredita?
  • Os projetos sociais vão bem o Sensei já conta com mais de duas centenas de alunos em comunidades carentes, saiba mais e ajude a propagar o verdadeiro Judô.
  • Pessoas beneficiadas pelo Jutaisô deixaram seu depoimento em revista da Prefeitura de São Paulo.
  • Leia o portal de Milton Jung e aprenda um pouco mais sobre a saga de um campeão.
  • Veja na veja São Paulo - Rede do bem - matéria que conta um pouco do projeto de Judô na AEB.
  • Nosso amigo Dudu vai para o exército, precisamos pegar firme com ele nos treinos.
  • A Sensei Juliana tirou sua faixa preta com a nota máxima da banca examinadora e sem cometer nenhum erro.
  • Além de professora de Educação física ela foi uma excepcional competidora de natação, e ainda nada muito bem.
  • Nosso amigo Pauli é faixa marrom de Karatê, e agora vai fazer exame de faixa no Judô isso que podemos chamar de dedicação e garra, parabéns.
  • Felipe é nosso primeiro atleta patrocinado, vamos juntos ajudando nossos alunos conquistarem um espaço dentro e fora do dojo.

domingo, 23 de março de 2008

Em breve nova caminhada em Juquitiba

Avise seus pais, amigos, esta chegando o dia de uma nova caminhada em Juquitiba.

Exame de faixas dia 28.03.2008

Caros alunos de Judô, o exame será na próxima sexta-feira, o Sensei Jiro estará informando os alunos participantes.

Parabéns Sensei Jiro pelo seu 54º aniversário!

Muitas felicidades, muitos anos de vida... ...parabéns

Aniversários do mês

Senhores associados mandem a data de seus aniversários, bem como de seus pais, responsáveis e amigos. Para que aconteça uma festa de comemoração por mês.

domingo, 2 de março de 2008

What is Jutaisô?

As pessoas querem saber oque vem a ser Jutaisô, desta forma pedimos para o criador desta arte responder esta questão, em breve teremos resposta.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O início

Aos
alunos, colaboradores e amigos

Veio das nuvens,
pequena, límpida quase invisível.
enfrentou fortes ventos,
calor e frio.
No calor de um dia de verão,
alcançou seu destino,
um solo nem sempre cordial,
um lugar necessitado de oportunidades,
e foi lá, que a pequena gota
deu vida a uma semente plantada há muito,
podemos ver o broto e um dia,
com a união de nossas forças,
nossa árvore estará grande
e muitos frutos virão.

Parabéns, Sensei Jiro
Parabéns, Amigos

Francisco