Quando procuramos o Judô, muitos são os motivos, alguns procuram um esporte, outros um caminho, alguns disciplina, alguns conhecimento, alguns saúde, etc. Enfim, no início os objetivos tem base em necessidades contidas em cada individuo, porém com a prática e graduação nesta Arte, começamos a entender a complexidade do caminho suave, e se decidimos seguir neste caminho torna-se necessário o conhecimento das raízes, e devemos nos perguntar: porquê é que eu faço Judô? O que é Judô? Qual os objetivos do Prof. Jigoro Kano?
O Prof. Jigoro Kano nunca defendeu o Judô nas Olimpíadas, por saber que o Judô não era apenas um esporte, e que a competição trabalharia um jogo de ego, de egoísmo e presunção, ideias opostas ao pensamento do Judô, que visa entre outras coisas:
aproximar as pessoas;
melhorar o convívio em sociedade;
ser veículo à amizade e retidão;
trabalhar a verdade;
manter a filosofia do Bushido e a cultura Samurai;
desenvolvimento intelectual;
desenvolvimento psicológico;
desenvolvimento ético;
desenvolvimento físico;
desenvolvimento social;
desenvolvimento espiritual;
a etiqueta e a disciplina;
a caridade, etc...
O verdadeiro Judoca precisa entender que o Judô não é uma mera "lutinha", trata-se de um caminho a ser seguido com retidão de caráter.
Não existe maneira melhor de expressar esta função do Judô senão pelas palavras do nosso Mestre:
" O judoca deve andar por um caminho simples, sem se tornar arrogante com a vitória nem humilhado com a derrota; sem esquecer a cautela quando tudo é silêncio ou tornar-se amedrontado quando ameaçado pelo perigo. Está implícito aqui a censura de que, se nos deixarmos levar pelo sucesso da vitória, inevitavelmente, a derrota virá em seguida. O Princípio da máxima eficiência, ao ser aplicado na arte de ataque e defesa ou para aprimorar e aperfeiçoar a vida, acima de tudo, demanda ordem e harmonia entre as pessoas. Isso se consegue através de auxílio e da concessão mútua, tendo como resultado o mútuo bem-estar e benefícios comuns. O propósito final da prática de Judo é para introduzir o respeito aos princípios da máxima eficiência e do bem-estar e benefícios mútuos. Através do Judô as pessoas podem, individualmente ou coletivamente, atingir seu mais elevado estado espiritual e, ao mesmo tempo, desenvolver fisicamente seus corpos e aprender a arte de ataque e defesa."
Professor Jigoro Kano - Fundador do Judô
Nós judocas de hoje, devemos e temos como obrigação manter o Judô verdadeiro vivo, desta forma, é imprescindível o estudo constante. Aproveite seu mestre, respeite o conhecimento dos mais velhos ande no caminho do verdadeiro Judô, não deixe a maior derrota lhe abalar, que é aquela contra o seu próprio eu.