Luis Alberto dos Santos e Rioti Uchida mantiveram a hegemonia continental e conquistaram, na manhã deste sábado, o hexacampeonato do Pan-Americano. Os ouros foram obtidos no Ju No Kata, Nague No Kata e Katame No Kata. Com o resultado, os brasileiros acumulam 18 medalhas douradas nas seis participações, além de um aproveitamento de 100% na modalidade.
“Que este hexacampeonato seja uma porta de entrada para outras possibilidades no kata. Este ano haverá um mundial e ficamos na expectativa de representar o Brasil no evento. Acredito que estamos abrindo caminho para gerações futuras no kata e mostrando que o Brasil tem uma grande capacidade técnica para este tipo de disputa”, diz Luis Alberto.
Um dos momentos mais emocionantes do Campeonato Pan-Americano ocorreu exatamente na disputa do kata. A dupla uruguaia formada por pai e filho conquistou a medalha de bronze no Nague No Kata em sua segunda participação no torneio. O pai, De Leon, treinou o filho, Henry, deficiente visual, para a apresentação.
“Os juízes perceberam que existem momentos nos quais a superação pessoal é mais importante do que a técnica em si. Para um deficiente visual, disputar o kata é complicado, pois exige sincronismo e equilíbrio. Eles estão de parabéns”, dis Uchida.
Pans disputados pela dupla:
Cordoba - Argentina - 2001
Salvador - Brasil - 2003
Isla de Marguerita - Venezuela - 2004
Cáguas - Porto Rico - 2005
Buenos Aires - Argentina – 2006
Buenos Aires - Argentina – 2009
Para Associação Jutaisô foi um orgulho receber em seu dojo, o Sensei Luiz Alberto, que contribui com toda sua bagagem no Judô, para um fortalecimento do caminho a ser seguido por todos judocas, ser um ser humano melhor.
Parabéns a dupla Brasileira